domingo, 17 de maio de 2015

Por que eu AMO ler?

Hey, hey, gente!


     Faz alguns dias que eu não posto e peço minhas sinceras e melosas desculpas por isso! Manter um blog sempre atualizado é divertido, mas dá trabalho...
     Hoooje eu vou falar sobre os muitos motivos pelos quais eu sou viciadona em palavras combinadas em frases que formam textos que acabam virando livros. Meus motivos são bastante simples e espero que você, leitor lindinho, possa se identificar com pelo menos um deles.

Motivo nº1: Ler faz você, literalmente viajar sem sair do lugar. Como a personagem Samantha Puckett sabiamente disse em uma das primeiras temporadas de iCarly, ler é como ter uma TV na sua cabeça. Você lê determinada frase e sua mente se ocupa em transformar o que você leu em imagens. Portanto, você pode estar sentado no sofá de casa e, ao mesmo tempo, pode acompanhar Frodo e sua trupe numa aventura pela Terra Média (o que nos leva para o motivo nº2!).



Motivo nº2: Ler é uma coisa meio mágica. Os mundos, os personagens e as situações que você conhece através das páginas dos livros acabam se tornando tão reais para você quanto a sua própria realidade (coisa de gente tantam*, eu sei). Você de repente se vê torcendo pelo casal protagonista com todo o seu coração, rindo com as piadas do sidekick* bobo que sempre deixa aquele clima tenso mais suave e até mesmo chorando quando aquele seu personagem querido morre. É, acontece. Resumindo, você conhece outras realidades, se envolve em inúmeras situações e aprende lições que pode trazer para a sua própria vida. Isso, para mim, é muito mágico.




Motivo nº3: Ler dá uma turbinada no vocabulário. Isso é importante demais, caro leitor, principalmente nos dias atuais em que o pessoal se expressa em gírias que mudam a cada semana. É por isso que o bom e velho português (ou seja lá qual idioma você fala) está por aí nos dando uma mãozona na comunicação: para nos expressarmos e entendermos o que o pessoal ao nosso redor quer dizer. Só que é preciso saber usar a língua - e não estou falando dessa coisa rosa dentro da sua boca, viu? Aprender a usar adequadamene as palavras pode parecer chato pra caramba de início, mas assim que você lê aquele trecho de um daqueles livros do Machado de Assis e entende o que aquelas palavras difíceis querem dizer, vale tooodo o esforço. Dá até um orgulho. E, vamos combinar, é muito mais interessante conversar com gente que sabe conjugar verbos, né?




Motivo nº4: Eu sou escritora. Quer dizer, meu livro ainda está a caminho da publicação, mas ainda assim eu sou escritora porque escrevo o tempo todo. E, para um escritor, ler é como respirar, o que quer dizer que eu não só posso como preciso ler muuuito. Faz parte dessa profissão diva que escolhi seguir e eu não me arrependo nenhum pouco!






     E esses foram os meus 4 motivos pelos quais eu AMO ler. É claro que não são apenas esses quatro, mas eu teria que escrever um post colossal listando todos os motivos reais e tenho certeza de que vocês não teriam muita paciência para ler, porque é muita coisa. Enfim, se você, leitor adorável, se identificou com algum dos meus motivos ou gostaria de listar os seus próprios, fique completamente à vontade para se expressar aqui nos comentários (eu adoraria ler!). Espero que tenham gostado! ^-^



Glossário:

sidekick: um amigo próximo ou seguidor que acompanha o protagonista nas aventuras.

tantam: uma pessoa ''tantam'' é uma pessoa meio pirada, entendem?


Até mais!










Nenhum comentário:

Postar um comentário