quarta-feira, 29 de julho de 2015

De férias...

Hey, hey, gente!



     Como vão vocês? Aproveitando muito as férias para ler? Indo muito ao cinema?

     Eu estou tirando férias preguiçosas do Cineliteratura enquanto leio Assassin's Creed (resenha em breve) beeeem devagar... Sei lá, acho que só preciso de um tempinho para organizar algumas ideias e bolar projetos que tenho em mente para o blog, o que NÃO quer dizer que o Cineliteratura ficará aqui mofando abandonado, caro leitor, então não se preocupe em sentir a minha falta. Nem vai dar tempo =)
     Isso não é um ''tchau'', é um ''já volto'', ok? Ok.








Já volto!



sexta-feira, 17 de julho de 2015

Resenha de ''Caminhos de Sangue''!

Hey, hey, gente!



     A resenha de hoje é sobre outro livro que encontrei em promoção na Lojas Americanas (loja linda, diva, maravilhosa!) e que eu queria ler faz tempo. É a distopia Caminhos de Sangue da atriz canadense Moira Young.
     Publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, Caminhos de Sangue é o romance de estreia de Moira e primeiro volume da trilogia Dustlanders.
     A história retrata a vida dura de Saba, uma jovem de dezoito anos que vive com o pai, o irmão gêmeo e a irmã mais nova na terra desértica da Lagoa da Prata. Saba e seu irmão gêmeo, Lugh, são inseparáveis e, apesar das difíceis condições em que a família vive (pouca comida, isolamento e um pai meio biruta), para ela a companhia dele é o suficiente. Até que, repentinamente, seu lar é invadido por cavaleiros misteriosos e Lugh, seu precioso irmão, é sequestrado. A vida de Saba fica de pernas para o ar e ela decide fazer de tudo para encontrar Lugh e trazê-lo de volta. Essa decisão faz com que Saba conheça a si mesma e descubra que é uma sobrevivente nata e tem uma força e determinação surpreendentes. Ao lado de um charmoso fugitivo, uma tribo de garotas ladras e amigos que encontra pelo caminho, Saba parte em busca do irmão e nada pode pará-la.




     Tenho que admitir: foi uma leitura difícil. Mas, acalme-se, leitor, não estamos falando de uma dificuldade a nível de Machado de Assis. O que complicou minha leitura não foram palavras diferentes ou descrições entediantes de mil páginas, mas a maneira como a escritora decidiu jogar todos os conceitos de escrita para o ar e fazer uma bagunça. Os diálogos, por exemplo, não são marcados pelo famoso travessão ou pelas aspas. São misturados à narração em primeira pessoa de Saba. Ah, e outra coisa que me incomodou muito foi o fato de que ela - a Saba - narra tudo em uma linguagem beeeem coloquial que embaralhou bastante meu cérebro.
     Deixando a escrita de lado, a trama é maravilhosa. Saba conseguiu me cativar de verdade e o grupo de garotas que ela encontra em sua jornada me lembrou bastante das Amazonas da mitologia grega. Como este é apenas o primeiro volume, creio que os personagens que ficaram bem rasos (como o Lugh) serão desenvolvidos nos livros seguintes. Ou assim eu espero.

     Suuuuuper recomendo para os fãs de Jogos Vorazes, Divergente e Legend. Com bastante ação, aventura e aquela pitada básica de romance, Caminhos de Sangue tem tudo para agradar os amantes de distopias! Eu amei!





Até mais!
   


sexta-feira, 10 de julho de 2015

Na estreia de ''Cidades de Papel''!

Hey, hey, gente!



     Arrastei minha irmã, minha mãe e minha tia para assistirem à adaptação de Cidades de Papel, do John Green! Vejam como foi:











*Agradecimentos especiais, yeey!
Quero agradecer o apoio e divulgação das seguintes páginas sobre leitura no Facebook (vocês são uns lindos, obrigada!):

- Meias, Cacau e Livros (link: https://www.facebook.com/meiascacauelivros)
- Livros e Músicas (link: https://www.facebook.com/pages/Livros-e-M%C3%BAsicas/1558710304363413)
- Intoxicados Por Livros (link: https://www.facebook.com/pages/Intoxicados-Por-Livros/584395321657673)

Não deixe de dar o seu LIKE e conferir o conteúdo desse pessoalzinho! =D




     Até mais!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

TOP 5: aberturas preferidas!

Hey, hey, gente!



     Como vão? =D
   
     Aproveitando que a postagem mais recente foi sobre o anime desse mês, eu decidi compartilhar com vocês as minhas aberturas de anime preferidas. São elas que dão o tema musical ao anime, transformando a trama em música e muitas vezes fazendo a gente cantar junto ou se emocionar quando assiste.
     Como os animes são em japonês, é natural que as canções de abertura também sejam. No entanto, em várias músicas há uma mescla de inglês e até mesmo alemão que conectam a letra ao espaço em que se passa o anime ou até mesmo ao ''clima'' da história.
     Entããão... aqui estão cinco das minhas aberturas preferidas de cinco animes diferentes:



5 - Crossing field, de Sword Art Online:









4 - Nee, de Hiiro no Kakera:









3 - Flyers, de Death Parade:









2 - Jyiuu no Tsubasa, de Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs):










1 - Ranbu no Melody, de Bleach:




                                       





     Essas são as minhas favoritas! E você, leitor fã de animes, quais são as suas? =D




Até mais!





terça-feira, 7 de julho de 2015

Anime do mês: Ataque dos Titãs!

Hey, hey, gente!



     Tuuudo bom com vocês? Hoje teremos a segunda edição de ''Anime do mês'' aqui no Cineliteratura (yeey!).

     O anime desse já frio mês de julho é Ataque dos Titãs (Attack on Titan em inglês, Shingeki no Kyojin em japonês), criado pelo escritor e mangaká japonês Hajime Isayama. O mangá começou a ser publicado em 2009 e foi adaptado para anime em 2013, tornando-se um sucesso instantâneo pelo mundo todo e aclamação das críticas.
     Mas do que se trata Ataque dos Titãs?




- História: a trama se passa num futuro distópico no qual a humanidade vive numa civilização cercada por três gigantescas muralhas - Maria, Rose e Sina - que os protegem há séculos de um mal externo: os titãs.
     Os titãs são criaturas humanóides gigantes que atacam e devoram seres humanos sem nenhum motivo aparente. Sério, ninguém sabe de onde eles vêm, como surgem e por qual motivo caçam a humanidade. A única coisa de que se tem certeza é que os titãs são terrivelmente perigosos e que só se está seguro dentro das muralhas. Por enquanto...
     Eren Jaeger vive nos limites da muralha Maria com seus pais e seus melhores amigos Mikasa e Armin. Diferentemente da maioria das pessoas dali, Eren deseja a liberdade fora das muralhas, odeia o conformismo e não acredita que a humanidade está totalmente protegida dos titãs. Cheio de sonhos de grandeza, Eren jamas poderia imaginar que suas suspeitas estavam corretas quando, em um pacato dia, um titã anormalmente grande destrói a muralha que protege sua cidade. O caos é inevitável quando mais titãs começam a penetrar a muralha e Eren presencia horrores que ficarão marcados em sua memória para sempre.
     A luta de Eren e seus amigos pela sobrevivência começa quando eles vêem como única opção entrar para o serviço de combate contra os titãs (quase como um exército), arriscando completamente suas vidas.








- Personagens:


     Eren Jaeger: o protagonista. A maior parte da história se passa através do ponto de vista de Eren. Ele é um garoto corajoso, impulsivo e determinado, que, após a invasão de sua cidade e tudo o que acontece lá, decide ficar mais forte e exterminar os titãs. Seu sonho é entrar para as Tropas de Exploração e caçar titãs do lado de fora das muralhas.





     Mikasa Ackerman: melhor amiga e parceira de Eren em todas as horas. Por causa de acontecimentos na infância dos dois, Mikasa tem um fortíssimo instinto protetor em relação a Eren. Ela é considerada um prodígio, sendo a melhor em tudo o que faz. É reservada, inteligente e corajosa, o que a faz ser muito admirada pelos amigos e companheiros.





     Armin Arlert: melhor amigo de Eren e Mikasa. É um garoto de porte frágil e dotado de poucas habilidades físicas, mas é um gênio em estratégias e soluções para problemas. Armin também sonha em conhecer o mundo fora das muralhas. Acredita que é um fardo para os amigos e tenta compensar isso o tempo todo (chega a ser um pouco irritante). É gentil, inteligente e sagaz, e faz o que for preciso para ajudar seus amigos.





     104º Esquadrão de Recrutas: são os companheiros de Eren, Mikasa e Armin nos treinamentos do exército contra os titãs. Alguns deles realmente desejam combater titãs e trazer a paz, mas outros querem simplesmente uma vida confortável como oficiais do rei. Cada um deles tem uma habilidade especial e suas personalidades são bem desenvolvidas ao longo dos episódios.





     Os superiores: são os capitães e tenentes das três tropas: Tropas de Exploração (que atravessam as muralhas em missões de investigação e combate aos titãs), Tropas Estacionárias (que protegem as muralhas e os cidadãos dentro delas) e Polícia Militar (que defende o rei no interior das muralhas). Cada capitão e tenente tem suas próprias excentricidades e são, sem dúvida, personagens de extrema importância para a trama.


Dot Pixis, capitão das Tropas Estacionárias

Erwin Smith, capitão das Tropas de Exploração

Hannes, sub-capitão das Tropas Estacionárias

Hanji Zoe, tenente das Tropas de Exploração

Rivaille, cabo das Tropas de Exploração






     As muralhas: Maria, Rose e Sina protegem a humanidade dos titãs... ou quase isso.









     
     As tropas

     O brasão com "As asas da liberdade" representa as Tropas de Exploração atravessam as muralhas em missões de investigação e combate aos titãs. São o objetivo de Eren.

     O brasão com as rosas representa as Tropas Estacionárias que vigiam protegem as muralhas e os cidadãos dentro delas.

    E o brasão com o unicórnio representa a Polícia Militar que defende o rei no interior das muralhas.





     Os titãs: como eu já disse, não se sabe quase nada sobe eles. São predadores aparentemente desprovidos de inteligência, cuja reprodução ninguém tem nem ideia de como funciona. Os titãs não necessitam de carne humana para sobreviver, o que reforça ainda mais o terror da humanidade. Há os ''tipos raros'' que apresentam habilidades como saltar e correr e os misteriosos Titã Colossal e Titã Encouraçado, responsáveis pela destruição da muralha Maria.


                       








     Minha opinião!


     Ataque dos Titãs com certeza tem um dos melhores enredos que já vi. Tem personagens fortes e reais e mostra a luta humana pela sobrevivência de uma maneira verdadeira e até cruel. A trama é bastante madura e te impede de piscar um segundo sequer.
     O crítica social está presente o tempo todo, apontada pela desigualdade entre ricos e pobres dentro das muralhas e os impasses internos entre os próprios seres humanos que, mesmo com um inimigo terrível em comum, ainda vêem uma ameaça em seu próprio semelhante. O conformismo da população e a ignorância também são bastante criticados, assim como os conceitos de certo e errado durante uma guerra.
     Tem muito sangue. Sério. Não há cenas muito explícitas, mas se o leitor a quem escrevo é intolerante a cenas de alta tensão psicológica, cenas de mortes e violência, volte para Pokémon, amigo!
     Eu simplesmente adorei os personagens. Todos. Não há um personagem que me chateie ou que me irrite, pois todos eles são muito bem construídos e nos envolvem na história (destaque para o lindão do cabo Rivaille, que definitivamente conquistou meu coração).

     Recomendo com um sorrisão no rosto e uma dancinha feliz, pois esse anime entrou na minha lista de favoritos! =D

     E tem filme vindo por aí!
     Esse ano chega aos cinemas japoneses (e, se tivermos sorte, nos brasileiros também!) a primeira parte adaptação de Ataque dos Titãs para as telonas, confira aí o trailer!


                            



     Empolgante, né?
     Espero que tenha gostado da dica de anime desse mês, caro leitor!







Até mais!