quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Nanette Konig no Senac Rio Preto + Exposição sobre Anne Frank

Hey, hey, gente!






     Na última segunda-feira (17/08), o Senac de São José do Rio Preto recebeu ninguém menos que Nanette Konig, sobrevivente do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, para uma palestra aberta ao público. Ela deu seu depoimento sobre como perdeu a família e como sobreviveu às atrocidades vividas pelos judeus na época do nazismo. Além disso, Nanette foi uma das amigas de Anne Frank (famosa por ter seu diário publicado após o final da guerra) e emocionou a todos com seu relato sobre os últimos momentos da amiga.













     Eu, como uma fã de carteirinha de Anne Frank e de todos os estudos que envolvem a Segunda Guerra, não pude perder a oportunidade de ouvir o depoimento de Nanette e vê-la de perto. Fala sério, ela sobreviveu a um dos maiores massacres da história da humanidade e estava na minha cidade para contar sobre tal experiência, como eu poderia não ir?
     Nanette tem 86 anos, vive atualmente em São Paulo, fala português (com um sotaque lindinho) e possui um humor que eu classificaria como sarcástico. Ela transportou todos nós, o público que a ouvia, a um passado de dor e violência que não deveria nunca se repetir e disse a todos nós, jovens, que podemos ser o que quisermos na vida.







     Além da palestra, uma exposição foi montada numa parceria entre o Senac e a Casa de Anne Frank, de Amsterdã, trazendo conteúdos exclusivos sobre a vida da garota judia que tornou-se mundialmente conhecida após ter o diário publicado.



                           Fotos de Anne Frank e sua família, tiradas antes da Segunda Guerra.
                                            Nanette aparece em uma delas, ao lado de Anne.







                                        



Réplica do verdadeiro diário de Anne



Maquete do Anexo Secreto, onde a família Frank 
se escondeu durante a perseguição aos judeus.


     A exposição vai até dia 22/08, (de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 15 horas). Amanhã, 21/08, haverá um bate-papo sobre os efeitos da Segunda Guerra às 15h. A participação é gratuita, então, pessoal de Rio Preto, aproveitem! 






     *Quer saber mais sobre a história de Anne? Não deixe de ler O Diário de Anne Frank:


         O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seus diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
         Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank tronou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
         Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O Diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.








Até mais!



2 comentários:

  1. Biaaaaa! Que lindooo, encantada com a cobertura, estou adorando a leitura! Ler o diário de Anne Frank nos trás reflexões importantes, podemos analisar o contexto histórico juntamente com a mistura de sentimentos vividos em um dos acontecimentos mais marcantes do mundo... Leitura super recomendada!

    ResponderExcluir