quarta-feira, 22 de abril de 2015

Comprando livros!

Hey, hey, gente!

     Hoooje eu vou falar um pouco sobre comprar livros. Você pode pensar "Nossa, mas o que tem de mais em comprar livros, Bianca?" ou "Ah, comprar livros é fácil, é só escolher um que todo mundo está comentando e pronto!" mas, acredite em mim, o buraco é bem mais em baixo.
     Vou dedicar este post para falar um pouco sobre a minha maneira de comprar livros e talvez você, leitor, se identifique e acabe usando essas dicas nas suas aquisições futuras (piscadela discreta).
     Eu, particularmente, escolho comprar um livro quando:

a) A capa me atrai. Eu já comentei no meu primeiro post que aquele ditado "não julgue um livro pela capa" não funciona comigo. Digo isso porque na hora de dar aquela olhada crítica quando vamos comprar um produto, a primeira impressão é a que fica, certo? Então, de alguma forma, se eu não gostar muito da capa provavelmente não vou levar o livro (ênfase no provavelmente) e ninguém pode me culpar por gostar de comprar coisas bonitas, né?
b) A sinopse me deixa curiosa. Não tem nada melhor do que ficar com aquele gostinho de quero mais depois de ler a sinopse de um livro. Se eu me identifico com algum personagem, acho a trama interessante, ou simplesmente quero muito saber sobre o desenrolar da história, eu compro o bendito livro. Simples assim.
c) O preço ajuda. Sempre que um lançamento pelo qual esperamos chega às livrarias a gente fica completamente pirado para comprar logo e ler sem parar. O problema é que nem sempre é vantajoso comprar um livro logo que chega às prateleiras, principalmente quando o preço é abusivo (sim, algumas livrarias abusam dos clientes colocando os preços lá em cima). Podem ter certeza de que uma semana ou duas depois de seu lançamento, o preço do livro já terá diminuído significativamente. E você, que comprou o livro no pico da euforia, sai no prejuízo por não ter esperado só mais um pouquinho (sei por experiência própria!).
d) Algum amigo leitor recomenda. Sério, amigos leitores são uma bênção enviada dos céus quando se trata de dicas sobre livros. Eles conhecem seus gostos, preferências e indicam livros que mexem com eles mesmos para que vocês possam conversar e trocar ideias entre si. É ótimo conversar com alguém que leu os mesmos livros que você!

     Não necessariamente nessa ordem, mas são esses os meus critérios para comprar um livro. Às vezes eu os sigo à risca, às vezes não, mas o mais importante é conhecer seus gostos e afinidades para determinados temas e comprar o que você quer ler, não o que está na moda. Muitos dos livros que eu amava perderam um pouco da "magia" depois que muita gente começou a ler (como o superestimado A culpa é das estrelas), então mantenham seus gostos em mente sempre.
     Finalizando esse post grandinho eu quero agradecer a todos os meus amigos que me recomendaram livros maravilhosos (e outros nem tanto) e que, de alguma maneira, contribuíram para a minha bagagem literária que hoje me permite escrever sobre um pouco de tudo. De coração, obrigada!
     E você que se identifica com algum dos meus passos para comprar um livro ou faz as suas compras literárias de maneira diferente e quer compartilhar, sinta-se à vontade para comentar seus métodos (hahaha), eu adoraria ler!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário