segunda-feira, 27 de abril de 2015

Meus escritores favoritos!

Hey, hey, gente!

     Hoooje eu vou falar um pouquinho com vocês sobre meus escritores favoritos (dããã!) e sobre suas obras que mais me cativaram e inspiraram. A maioria, como vocês estão prestes a ver, é uma penca de nomes estrangeiros (e alguns até difíceis de pronunciar, credo), isso porque eu, pessoalmente, gosto muito da literatura estrangeira. Não que haja alguma coisa errada com a nossa literatura HueHueBR, claro!
     Bem, aqui está meu Top 7 de escritores mais divos, lindos, inspiradores, cruéis e genias:

7 - George R. R. Martin 




É o novo ícone da literatura épica fantasiosa com a aclamada série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo. Tio Martin foi até declarado como uma das cem pessoas mais influentes DO MUNDO pela revista Time em 2011 e atualmente seus livros são adaptados pela HBO em formato da série de TV Game of Thrones que já recebeu muito prêmios e bate recordes de audiência.
Ele está no meu Top 7 porque eu realmente admiro sua criatividade e a maneira imprevisível como ele conduz seus personagens ao longo da história (e também porque o cara inventou um novo idioma!)


6 - Stephenie Meyer






Eu sei, eu sei. Para muita gente, Stephenie Meyer é sinônimo de Saga Crepúsculo, que é motivo de piada entre os fandoms*. Eu sei. Mas não é por isso que ela está aqui.
Stephenie ficou conhecida mundialmente por escrever um romance impossível envolvendo um vampiro e um ser humano e todo mundo já sabe no que deu essa história (cinco filmes, fãs malucos, vampiros que brilham no sol, lobisomens sem camisa e blá, blá bla). No entanto, mesmo gostando dessa história, não é por Crepúsculo que eu a admiro, e sim por A Hospedeira (a.k.a.* um dos meus livros favoritos que eu ainda preciso resenhar aqui, socorrooo!)
Eu realmente sou apaixonada pela forma com que a Tia Stephenie desenvolveu seus personagens nesse livro e me fez amar cada um deles a sua própria maneira, o que não é nada simples para um escritor fazer. 


5 - Tite Kubo




Aqui vai mais um big EU SEI!
Eu sei que a literatura japonesa é tremendamente conhecida por seus quadrinhos (ou mangás, como são chamados lá), mas ainda assim não deixa de ser literatura e quem os escreve ou desenha não deixa de ser um escritor, por isso eu posso, sim, colocar o tio Kubo no meu Top 7.
Certo, voltando ao escritor. Noriaki Kubo, ou como é mais conhecido, Tite Kubo, é um cartunista ou mangaká* japonês (tipo o Maurício de Souza, só que do Japão) responsável pela escrita e ilustração de Bleach, uma série de mangá japonesa adaptada para a TV em formato de anime* que eu provavelmente irei resenhar mais para frente por sérios motivos de sim.
O que eu simplesmente amo na história que o tio Kubo criou é a forma como pequenos detalhes que você nem dá muita importância de repente se encaixam, dando um sentido completamente inesperado à trama. E, cara, os personagens. Em Bleach é absurdamente impossível de se ter só um personagem favorito. Você até corre o grave risco de torcer pelos vilões! Como a tia Stephenie, Tite Kubo consegue desenvolver tão bem seus personagens (quando digo bem, é bem mesmo) e nos faz criar vínculos tão fortes que a gente acaba não querendo largar mais a história. De verdade, eu amo escritores que conseguem essa façanha.


4 - Veronica Roth




Veronica Roth é quase uma lenda para mim. Autora da série de livros Divergente (atualmente adaptada para os cinemas), ela criou um mundo distópico incrível e personagens com os quais eu mais me identifiquei. Tia Veronica quebrou um tabu sobre protagonistas que eu infelizmente não posso comentar aqui porque é spoiler*!
Enfim, eu realmente curto a maneira como ela escreve e como explora o comportamento humano em suas obras. Para um leitor, realmente faz a diferença ler histórias com personagens reais e cheios de humanidade que nos inspiram a fazer grandes coisas como eles fazem (mas não coisas do tipo "se a Tris consegue pular de um trem, por que eu também não posso?", ok?).


3 - C. S. Lewis




Não posso falar sobre meus escritores favoritos sem incluir o tio Lewis, escritor de As Crônicas de Nárnia, né?
C. S. Lewis é responsável por criar um dos mundos mágicos mais fascinantes da literatura e isso, por si só, já é motivo suficiente para colocá-lo nesse Top 7. É tipo, o cara criou Nárnia, você quer mais o quê?


2 - Lauren Kate




Meu amor por Lauren Kate se resume em uma palavra: Fallen.
Simplesmente amo a história, os personagens, o contexto, os cenários (tem viagens incríveis no tempo!). Ela foi uma escritora que me marcou muito com suas obras dessa série e da série Teardrop. Tia Lauren agora também faz parte do time dos "escritores que têm seus livros adaptados" e eu espero ver ainda mais do trabalho dela por aí.


1 - Rick Riordan




Rick Riordan além de escritor, é também professor de história e inglês e teve quatro séries de livros publicadas e aclamadas, dentre elas a minha favorita e o principal motivo de ele estar aqui: Percy Jackson e os Olimpianos. Se você, ó, caro leitor, apenas assistiu às adaptações dessa obra, sugiro que corra para uma livraria imediatamente. Sério, pare de ler e saia correndo agora mesmo porque você não sabe de nada, querido.
O universo atual moderno mesclado à mitologia grega que o tio Rick criou é sensacional e ele é mais um escritor que nos faz simpatizar até com os vilões. Com doses certas de humor, drama, ação e suspense, a escrita de Rick Riordan é uma das minhas favoritas de todos os tempos.



     Entãããão, esse foi meu (um pouquinho longo) Top 7 de escritores favoritos. Algum deles também é o seu?
     Segue abaixo o glossário para quem não entendeu algum dos meus "termos"!




*Glossário
fandoms: plural de fandomque se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da TV, pessoa ou fenômeno em particular.
a.k.a.: sigla do inglês (also known as), que ao pé da letra quer dizer "também conhecido como".
mangaká: que escreve/ilustra mangás.
anime: adaptação animada de mangás, geralmente para a TV; não confunda com desenho animado.
spoiler: revelação sobre o enredo de livros, filmes e afins.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário