quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mortes literárias :):

Hey, hey, gente!



     Como vão vocês? :D
     Hoje eu estava aqui na página inicial do blog, revendo algumas postagens e me perguntando sobre o tema de hoje. Sério, eu literalmente me perguntei Sobre o que vou escrever agora?. Mesmo com taaaanta coisa que eu ainda quero discutir aqui, todos os temas simplesmente fugiram de mim e eu fiquei olhando para a tela do computador, indecisa por um tempo. Até que surgiu um assunto no grupo do Whatsapp do qual eu faço parte (grupo O, para não citar nomes!) e eu resolvi que seria um assunto legal de expor para vocês aqui.
     Entãããão, o tema da postagem de hoje é, nada mais, nada menos que: mortes literárias.

   


     Uma morte literária - caso você não saiba, leitor - é a morte de um personagem de um livro. Seja do vilão ou do mocinho, do protagonista ou do coadjuvante, sempre somos marcados por alguma morte desse pessoalzinho fictício que conhecemos através das páginas. 
     E, para piorar, muitas vezes a morte chega àquele personagem com o qual criamos um vínculo muito forte, com o qual nos identificamos, para quem torcemos e a quem amamos. E aí, adeus personagens preferidos!




     Muitas vezes reagimos assim:





     

     Ou assim:






     


     Em alguns casos assim: 








     E até mesmo assim:





     É. Essa vida de leitor realmente não é fácil. De primeira, não acreditamos que o nosso personagem favorito morre e aquele pequeno raio de esperança de que ele retorne permanece até o fim do livro (ou da saga), para que a gente tenha uma confirmação concreta que, sim, o meu personagem amorzinho morreu! (ou não, né, às vezes foi mesmo alarme falso e ele está vivo).
     Eu posso dizer que nunca sofri muito com esse problema, como a maioria dos leitores - pois em geral me afeiçoo muito aos protagonistas - mas não dá para escapar da tristeza de ver um personagem legal morrer, mesmo quando não é seu favorito. É importante entender que esse tipo de morte acontece porque o autor acreditou que contribuiria para o enredo e decidiu que era o que devia acontecer (então não me xingue quando ler meus livros, leitor!).
     E você?
     Qual foi a morte literária que mais te marcou? 
     Opa, espera! 
     Pode parar por aí. Não escreva spoilers nos comentários! Isso pode prejudicar a leitura de outra pessoa e não é nada legal, certo? :)
     Relembre sua morte literária e guarde para comentar com quem já sabe/leu, ok?






Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário