quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tipos de personagens!

Hey, hey, gente! 



     Cooomo vão vocês? Lendo bastante?
     O tema de hoje é especialmente sobre os tipos de personagens encontrados nas tramas da literatura e do cinema que tanto emocionam, irritam e amedrontam a nós, o público. Não sei bem o motivo, mas me deu vontade de falar sobre eles aqui (sorriso amarelo), então espero que curtam!




          O protagonista! 

     Na maioria das vezes, o personagem protagonista surge antes mesmo da história do livro/filme. Ele pode ser corajoso e nobre, como Jon Snow de Game of Thrones, engraçado e destemido como Percy Jackson de Percy Jackson e Os Olimpianos, e até mesmo cruel e calculista como Light Yagami de Death Note. A variedade é enooorme (mesmo), sempre de acordo com a maneira como o autor quer contar a história e como ele pretende transmitir a mensagem. Geralmente, o protagonista é o personagem com quem a maioria se identifica, mas ele não é necessariamente o mais interessante ou melhor desenvolvido.

                                     
                                                    Jon Lindo Snow (Game of Thrones)




  Percy Jackson (Percy Jackson e os Olimpianos)





                                                           Light Yagami (Death Note)






               O escudeiro! 

     Vamos combinar que nem sempre o protagonista dá conta de todo o trabalho de lutar contra o mal (ou seja lá qual for o grande desafio), e para isso ele precisa daquela mão amiga para todas as horas. Daí surge a ideia do "ajudante". Ele é quase sempre o melhor amigo e tem uma personalidade gentil, engraçada e prestativa. É também responsável muitas vezes por dar o toque humorístico durante as situações mais tensas, o que faz com que seja bastante querido pelo público.
     Exemplos bem legais de ''escudeiros'' são o atrapalhado Rony Weasley de Harry Potter e o leal Samwise Gamgee (ou apenas Sam) de Senhor dos Anéis.

   Sam, (Senhor dos Anéis
                                



                                                           Rony Weasley (Harry Potter





               A mocinha!

     Muitas vezes é a donzela resgatada. Atualmente, nem tanto. Cada vez mais as personagens femininas têm ganhado espaço de destaque como parte importante da trama, e não apenas o par romântico do protagonista. Com força, coragem e um girl power* inegável, elas chutam muitos traseiros e provam que podem salvar a si mesmas. Grandes exemplos são Natasha Romanoff de Os Vingadores, Rukia Kuchiki de Bleach e Mikasa Ackerman de Ataque dos Titãs.

 Natasha Romanoff (Os Vingadores)                                                   

                                                 

    
                                                               Rukia Kuchiki (Bleach)




Mikasa Ackerman (Ataque dos Titãs)






               Os vilões...

     
     Ah, os vilões. O que seria da trama sem alguém para causar aquele barraco básico, não é? Vilões são generalizados como os que se opõem ao herói protagonista e querem (na maioria das vezes) fazer dominar o mundo através do mal, mas muita gente se esquece que eles são os personagens mais complexos das histórias. Sério, um bom vilão (ou devo dizer mau?) é um vilão com quem criamos um vínculo que fica entre amor e ódio. Ele quase sempre tem um passado obscuro ou alguns parafusos a menos que """"""justificam"""""" (com muitas aspas mesmo) as ações desse carinha do mal. Ou você ama odiá-lo ou odeia amá-lo. Bons... ops, maus exemplos de vilões com personalidades marcantes são Regina Mills/Rainha Má de Once Upon A Time, Joffrey Baratheon de Game of Thrones e Anakin Skywalker/Darth Vader de Star Wars.

                                                   Regina Mills/RM (Once Upon A Time)





Joffrey Baratheon (Game of Thrones)

        

    

                                             Anakin Skywalker/Darth Vader (Star Wars)






     É claro que nem tudo é preto no branco quando se trata de reproduzir a personalidade humana, até porque ninguém é inteiramente bom ou mal. Há personagens reais também, que tomam decisões ruins por boas razões e vice-versa. 
     Mas aí estão os rótulos mais comuns quando falamos de personagens e eu sinceramente espero que esta postagem tenha divertido você, caro leitor, ao menos um pouquinho!
     Qual desses carinhas acima é seu(a) favorito(a)? Deixe o nome nos comentários, eu vou adorar saber!



*Glossário (hoje tem!)

girl power: pode-se traduzir como ''poder feminino''.








     Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário